Câmara aprova Indicação que concede Título de Cidadã Simõesfilhense à secretária de Saúde Iridan Brasileiro e demais proposições na 56ª Sessão Ordinária



em 23/09/2020 às 06:06 hs

Por Sérgio Ferreira

O Plenário da Câmara aprovou na 56ª Sessão Ordinária nesta terça-feira, 22, a Indicação nº 286/2020, de autoria do vereador Neco Almeida (DEM), que solicita à Mesa Diretora a concessão do Título de Cidadã Simõesfilhense para a Srª. Iridan Brasileiro Costa, atual Secretária Municipal de Saúde de Simões Filho, pelos relevantes serviços à frente da gestão da pasta, em especial, no combate e enfrentamento à pandemia do Coronavírus (Covid-19) na cidade. Na mesma sessão, foram aprovadas mais cinco proposições, também de autoria dos edis.

Conforme Neco, a Indicação apresentada homenageia a atual Secretária de Saúde, Iridan Brasileiro, com uma das mais importantes honrarias concedidas pela Casa Legislativa pelos serviços prestados na gestão da Saúde no município.

“Essa indicação se trata de uma servidora que demonstra a sua competência e compromisso com a cidade de Simões Filho. No seu nome, tem Brasileiro e Brasileiro tem que gostar deste país amável e, acima de tudo, da cidade que ela abraçou. E nada mais justo, a nossa cidade tem o dever cívico de abraçar uma mulher, uma servidora, uma contribuinte do povo de Simões Filho e uma pessoa de um calibre profissional”, engrandeceu Neco.

Em sua proposição, o autor lembrou que ainda em dezembro de 2019, Iridan foi convidada para assumir a pasta em um cenário de desafio provocado pelo surto da Covid-19 na cidade no momento em que a Bahia, o Brasil e o mundo se deparam com a pandemia, hoje com o registro de quase 126 mil pessoas que vieram a óbito.

“Ela desenvolveu um trabalho com sua equipe, dia e noite, enfrentando de cara o combate ao Covid, foram criadas inúmeras barreiras para o combate ao Covid-19, esteve sempre à frente da pasta, ali contribuindo para a proteção de vidas do povo de Simões Filho. Participou efetivamente do monitoramento daquelas pessoas e na investigação de casos, entre outras ações, além de várias medidas instituídas e ofertas de testes”, destacou o vereador que, mais uma vez, enalteceu a secretária de Saúde, repetindo a mesma frase usada constantemente pela futura homenageada. “Escolhi ser enfermeira porque amo e respeito à vida”, reproduziu Neco que, na oportunidade, parabenizou os profissionais do rádio pelo Dia do Radialista, comemorado no dia 21 de Setembro.

Em reconhecimento ao trabalho de quem se destaca na cidade, o vereador Canjirana (PSL) apresentou a Indicação nº 277/2020 aprovada que solicita à Mesa Diretora a concessão do Título de Cidadão Simõesfilhense ao Sr. Edmundo Patrício dos Santos, atualmente aposentado que construiu uma brilhante trajetória na carreira artística, musical e política.

“Aos 12 anos, Edmundo Patrício conheceu a música através de seu pai, que é maestro e pastor evangélico. Em 1970, foi para São Paulo tentar realizar o sonho de ser artista profissional com a oportunidade de participar de vários programas de televisão de calouros. Sua vida deslanchou musicalmente e, desde então, ficou conhecido como ‘Patrício do Banjo’ ganhando notoriedade no mundo do samba. Conheceu a política quando foi assessor de comunicação do saudoso deputado federal Brandão Monteiro, militou na política, mas sempre manteve vivo em seu coração o desejo de retornar a sua terra natal, a Bahia e, em 1977, ele volta à Simões Filho para morar onde fundou uma escola de música com a finalidade de ensinar iniciação musical para as crianças por ter a tendência de trabalhar pelo social na cidade que faz parte da sua vida. Hoje, o homenageado tem um legado que muitos se orgulham, tanto no segmento evangélico quanto no secular e o que fez ficar conhecido como mestre e professor Patrício. Hoje, mesmo aposentado continua com sua missão de levar a boa música para casas de repouso e centros de recuperação. O senhor Patrício tem serviços prestados neste município. É um sambista, é um músico que já ensinou muitas pessoas a arte de tocar um violão, uma guitarra, ensinando o samba, ensinando a música, que com educação e com esporte, desenvolve um cidadão. Música é cultura! Parabéns Patrício”, enalteceu Canjirana.

A Indicação nº 285/2020, de autoria do vereador Eri Costa (MDB), que solicita ao Executivo a proibição do estacionamento na Praça da Bíblia e que seja utilizado o estacionamento da ADESF, foi aprovada em plenário.

No entendimento do autor, a Praça da Bíblia está sendo utilizada indevidamente como estacionamento onde carros ficam no meio da praça, tornando o ambiente desorganizado e poluído visualmente. Como solução do problema, o edil sugere que o estacionamento da Associação de Deficientes de Simões Filho (ADESF) seja utilizado para esta finalidade, contribuindo para a associação e firmando, se necessário, um convênio ou acordo ou, até mesmo, o desembolso por parte dos usuários.

“Eu estacionava aqui, mas a partir de hoje, eu não vou estacionar. Eu vou utilizar os meios que temos aqui ou eu vou pagar estacionamento ou eu vou pedir para que alguém que esteja me ajudando no comando do carro, estacione em outro lugar e só voltar quando eu ligar ou, até mesmo, a Prefeitura ou a Câmara possa fazer um convênio com a associação de deficientes. Nós temos uma associação que tem um estacionamento. Então, pensei que seria uma boa oportunidade de sanar este problema e, ao mesmo tempo, nós vereadores e outros que estacionam aqui tivesse ajudando também a Associação dos Deficientes de Simões Filho. A finalidade principal é diminuir a poluição visual na praça porque a praça não é lugar de estacionamento, e segundo, poder ajudar a associação. Não importa os meios, desde que, sejam legais. Alcançando essas finalidades, os meios legais que foram utilizados pela Casa, pra mim não me importa. Ajudando a ADESF e tirando o estacionamento da Praça da Bíblia me dou por satisfeito. Sei que estamos fazendo isso com cunho social e, ao mesmo tempo, fazendo a nossa parte como legisladores, pois exemplos temos que ser. Por meio desta Indicação, solicito que seja retirado este estacionamento da Praça da Bíblia. Esta Indicação visa realmente atenuar esse problema, essa problemática aqui do estacionamento no Centro da cidade”, defendeu Eri.

Apesar da Indicação aprovada por unanimidade, o presidente da Câmara, Orlando de Amadeu (PSDB), ponderou uma série de fatores relacionados ao estacionamento da Casa, localizado ao lado da Praça da Bíblia.

“Desde o início do meu mandato em 2019 como presidente da Casa, muitos carros paravam na Praça da Bíblia e nós fizemos uma melhoria do estacionamento da Casa, utilizando só um lado da Câmara onde a gente só comporta 16 carros e nós temos 19 vereadores, pois são 19 carros diariamente estacionados aqui no estacionamento com rotatividade. Por conta disso, o prefeito nos concedeu ampliar o estacionamento aqui do lado da Câmara e está sendo feito e todo mundo está vendo o que está sendo feito: a ampliação do estacionamento. Mas, esse estacionamento não vai dar para todos estacionarem os seus carros, pois o estacionamento é muito pequeno para atender a todos os funcionários da Câmara Municipal. Eu quero deixar bem claro que, recentemente, a prefeitura solicitou que a Câmara não estacionasse os carros do lado da lotérica porque estava tendo muito conflito. A Guarda Municipal e a guarda de trânsito estavam tendo problema diariamente com vereadores e com as pessoas que estacionavam os carros, porque aquela área era limitada e, como é uma área pública, estávamos tendo muito problema. Estamos utilizando a praça por conta da reforma que está sendo feita no estacionamento e vamos fechar aquela passagem que dá acesso a Praça da Bíblia para que não seja permitido, pois estamos vendo muitos carros na praça, muitos carros que não são de vereadores e nem de funcionários, pois o estacionamento está aberto para qualquer carro que entrar, estacionar”, relatou Orlando.

Como forma de esclarecer ao autor da referida Indicação, o mandatário do Legislativo avaliou que não há possibilidade da Casa estabelecer convênio e apresentou uma proposta como solução para o estacionamento de veículos dos vereadores e dos funcionários.

“A Câmara não pode fazer convênio para pagar estacionamento de carro de vereador e nem de funcionário. Nós podemos a partir de hoje assumir o compromisso com a população de Simões Filho. Como nós podemos pagar o estacionamento, iremos todos nós estacionarmos o carro lá na ADESF a partir de amanhã para que a gente possa estar ajudando a ADESF, mas a gente fazer um convênio da Câmara Municipal ou solicitar que o prefeito faça um convênio para fazer esse pagamento, eu vejo que não é moral. Que nós possamos estacionar os nossos carros lá na ADESF e pagar com os nossos próprios salários e o estacionamento que está sendo ampliado aqui fica para todos os funcionários. Eu tenho certeza que irá ser bom para a ADESF e para os funcionários que não podem pagar estacionamento na rua e vai ser bom pra todo mundo”, sugeriu.

Outra homenagem foi aprovada por meio de Indicação nº 287/2020, de autoria do vereador Sandro Moreira (PSL), que solicita à Mesa Diretora a concessão do Título de Cidadão Simõesfilhense ao Sr. Hildefonso Manoel de Jesus, de 82 anos, aposentado, evangélico e, como denominou o autor da proposição, ‘um guerreiro’ morador da comunidade de Góes Calmon, em Simões Filho.

“Estamos concedendo esta honraria a este homem, porque eu, particularmente, entendo, assim como os demais vereadores, que para dar esta honraria precisa ter um histórico na cidade, precisa ter algo importante dentro do contexto da cidade e da cidadania e este cidadão que nós iremos normatizar a cidadania dele a partir desta honraria é digno desta honraria, é digno de receber esta homenagem”, ressaltou Sandro em suas palavras endossadas pelo vereador Vel Silva (PSD), que destacou os relevantes serviços prestados pelo Sr. Ildefonso na cidade.

Na sessão foi aprovada a Indicação nº 288/2020, de autoria do vereador Deni da Metalúrgica (PSD), que solicita à Mesa Diretora a reiteração da Indicação de nº 041/2017, que requer ao Executivo, através das Secretarias de Governo (SEGOV), desenvolvimento Econômico (SEDEC), infraestrutura (SEINFRA), Cultura (SECULT), Esporte, Lazer, Juventude (SEJUV) e Meio Ambiente (SEMMA), um conjunto de obras para a comunidade do Dambe com a construção do Centro Cultural de Lazer e Turismo de Simões Filho (CCLTSF) com praça entre as ruínas da antiga Igreja de São Miguel de Cotegipe com infraestrutura geral, pavimentação da área de serviço de iluminação, mobilidade e segurança, construção de quadra poliesportiva, piscina, chuveiro público, banheiro público, Centro Cultural de Artesanato com box padronizado, praça de alimentação, lanchonetes, bares e restaurantes, parque infantil, definição de espaços para construção de postos de emergência, estacionamento, cinema, além de revitalização geral da Baía de Cotegipe.

De acordo com o autor, a presente Indicação é apresentada ao Executivo para viabilizar e programar ações de infraestrutura na comunidade do Dambe com o objetivo de impulsionar o desenvolvimento na cidade, considerando também a implantação de projetos para atrair indústrias que possibilitem a abertura de cerca de 20 mil empregos diretos e indiretos como visibilidade futura de investimento na geração de emprego e renda. Desta forma, defende o edil, é imprescindível a implantação do CCLTSF para promover o progresso no município de Simões Filho, em observância a Lei de Diretrizes orçamentárias (LDO), Lei Orçamentária Anual (LOA) e o Plano PluriAnual (PPA), que são os tripés do orçamento.

“É notório, pelo tempo que já vivemos aqui, com nossos filhos e muitos netos, que a gente sabe que Simões Filho carece de uma área de lazer. Nós temos aqui a Baía de Aratu e Cotegipe banhada pelo mar que a gente tem que aproveitar para trazer benefícios. A gente não pode fazer aquela obra desejada, mas temos potencial para explorar o que nós temos. Aqui precisamos fazer investimentos e, realmente, fazer uma área de lazer e atrair turistas com vários serviços solicitados nesta Indicação em que possa valorizar o nosso povo. É necessário atrair os empresários na cidade e trabalhar com parcerias para gerar desenvolvimento, emprego e renda, pois a Baía de Aratu em Simões Filho precisa ser explorada e valorizada. Seria um sonho a gente viabilizar um projeto tão ousado desse e trazer dinheiro, recurso e emprego, aproveitando bem as pessoas”, afirmou.

A última proposição aprovada do dia foi a Indicação nº 289/2020, de autoria do vereador Del (PSC), que solicita à Mesa Diretora a reiteração da Indicação de nº 223/2018, que requer ao Poder Executivo a reforma do Campo do Vasco com tela de proteção, refletor, vestiário, arquibancadas, bem como a construção de quadra sintética ao lado do campo, academia ao ar livre, parque infantil e instalação de iluminação de LED, no bairro Engenho Novo.

De acordo com o Del, a presente Indicação tem por objetivo atender uma comunidade muito carente do município, tendo em vista que o local situado no bairro é muito frequentado pela comunidade como espaço de entretenimento. “No mundo atual, há uma crescente busca por uma melhoria na qualidade de vida que incentiva moradores e crianças a serem praticantes do esporte como futebol e é muito importante e necessário”, argumentou Del.

Dos presentes, apenas quatro vereadores fizeram uso do tempo da Palavra Franqueada, entre eles, o vereador Neco Almeida que, ao citar a viabilidade da Indicação do vereador Deni da Metalúrgica, informou que na localidade do Dambe está sendo construída a bacia de afluentes sanitários, ou seja, de tratamento de esgoto. “É louvável a indicação do vereador Deni, mas há um impedimento do Governo do Estado, em parceria com o Governo Federal”, pontuou. O vereador destacou a visita que fez às obras do bairro Engenho Novo onde, segundo ele, as ruas estavam sem condições de acesso. “Foi pavimentada a primeira de muitas ruas que serão contempladas pavimentando a 1ª travessa Bráulio Muniz. Já iniciou o asfaltamento da rua do Eucalipto até a BA 093, mas conhecido como Engenho Novo. Outras regiões estão sendo contempladas, resultado de indicações apresentadas. Eu tenho certeza que todas aquelas ruas serão contempladas. É uma política voltada para o bem social, o bem coletivo. Temos o que apresentar e o que mostrar para a população”, afirmou. Por último, Neco lembrou do requerimento protocolado pela deputada estadual Kátia Oliveira (MDB) à Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) para implantação de sistema de abastecimento de água nas comunidades onde necessitam do insumo natural.

O vereador Manoel Carteiro (Republicanos) reiterou seu voto favorável à aprovação da Indicação para concessão de Título de Cidadã SimõesFilhense à secretária de Saúde, Iridan Brasileira que, segundo ele, “é digna desta Indicação”. O parlamentar destacou as ações, apesar do momento atual na cidade. “Tivemos um ano muito difícil, com essa pandemia que ninguém contava, muita chuva, mas estamos vencendo, estamos trabalhando. O prefeito tem levado o trabalho para toda esta cidade. Posso falar de Mapele, Cotegipe, Santa Luzia e muitos mais virá porque, com certeza, tem muito mais projetos e nós sabemos que muito foi feito nesta cidade e precisa fazer mais. Cotegipe Santa Luiza precisam muito e estamos cobrando. Eu tenho certeza que mais melhorias serão levadas para estas comunidades e para toda a cidade. Todos os vereadores estão preocupados em levar benefícios para as suas comunidades e os projetos aprovados nesta Casa são para beneficiar o povo simõesfilhense, seja do Executivo ou indicações e projetos de algum vereador nesta Casa. Quero agradecer a Deus e por estar aqui pedindo e lutando por melhorias para o bem das comunidades de Mapele, Cotegipe, Santa Luzia, Aratu, Ilha de São João e toda Simões Filho, junto com o vereador Elimário Lima, que é também um lutador por estas comunidades”, disse.

Em seu discurso na tribuna, o vereador Cleiton Bolly Bolly (MDB) apresentou antecipadamente a sugestão de Indicação nº 246/2020, ainda a ser colocada em pauta, apreciada e votada em plenário, que solicita ao Executivo a construção de um espaço apropriado para som automotivo, os chamados “Paredões”.

Na justificativa apresentada, o parlamentar ressaltou que a Indicação tem por objetivo a construção de espaço para que as festas com os ‘Paredões’ possam acontecer em locais apropriados e com autorização, ressaltando que vários ‘Paredões’, que são manifestações de uma prática cultural existentes em outras partes do Brasil e, evidentemente, na cidade sustentam famílias.

Segundo Bolly, os veículos chamados ‘Paredões’ são requisitos para uma boa festa. De acordo com pesquisas pela internet, apontadas pelo edil em sua Indicação, os ‘Paredões’ já existem há anos e aponta que em meados de 2008 o movimento se popularizou na região nordeste em ritmo de pagodão, invadindo as noites de bares, quiosques etc., democratizando e diversificando as músicas tocadas em determinados eventos. O parlamentar ressaltou que para a utilização deste equipamento é necessário respeitar a Lei antirruído e obter autorização do Meio Ambiente para uso em determinados horários.

“Esta é uma prática que vem acontecendo e nós aqui na cidade de Simões Filho não poderíamos ficar de fora. Os ‘Paredões’ é um movimento que vem crescendo e nós temos que está dentro da lei para que nós possamos oficializar e que o Executivo tome as medidas cabíveis e dê oportunidade a esses paredões, que é uma cultura do nosso país. Em Salvador, já existe este movimento e aqui em Simões Filho já existem pessoas que estão oficializando juridicamente para que tenham essa oportunidade. Eu solicito a esta Casa e a todos os edis para que a gente possa proporcionar esta oportunidade, porque em alguns momentos sabemos que os Paredões não é crime, são pais de famílias que comercializam seus produtos. Solicito o apoio desta Casa para esta matéria a estes pais de famílias que existem em nossa cidade, pois eles querem realmente o seu espaço. Estamos em uma cidade democrática”, defendeu Bolly diante da presença de representantes do movimento dos Paredões presentes nas galerias do plenário.

O vereador Laécio Valentim (Podemos) parabenizou aos radialistas, em especial, aos profissionais locais e ao radialista Todo Doce pelo primeiro evento promovido em comemoração ao Dia do Radialista na cidade e lembrou do Projeto de Lei a ser apresentado, apreciado e votado pela Casa que visa instituir a comemoração do Dia do Radialista em 21 de Setembro em Simões Filho e em toda a Região Metropolitana de Salvador (RMS). “Parabenizo aos radialistas e a todos da imprensa de Simões Filho e de toda a Região Metropolitana e este dia será vigorado, se Deus quiser”, disse Laécio. Em outro momento da fala, reafirmou o seu papel enquanto vereador eleito para fiscalizar e fazer gestão. “Eu não sou só vereador de Ilha de São João, eu sou vereador de toda Simões Filho e respeito as comunidades dos colegas Estou aqui para servir as comunidades”, reforçou.

Assessoria de Comunicação da Câmara Municipal de Simões Filho (Ascom CMSF)

Tel.: (71) 2108-7200/99326-1524 (WhatsApp)

E-mail: ascom@camarasimoesfilho.ba.gov.br

Facebook: www.facebook.com/camarasimoesfilho

Instagram: @camarasimoesfilho



Deixe seu Comentário


 topo

Seja visto por centenas de pessoas diariamente

Cadastre-se agora mesmo em nosso guia comercial, conheça agora mesmo nossos planos !